19 de Março de 2016

Sobre a Nefrologia Intervencionista

image01

A Nefrologia Intervencionista é um campo de atuação dentro da Nefrologia, focada na assistência aos pacientes com doenças renais, principalmente em diálise, através da realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Os principais procedimentos realizados pelo nefrologista intervencionista são: implante de cateter peritoneal, implantes de cateteres tunelizados para hemodiálise, angiografias e angioplastias de fístulas arteriovenosas, ecografias renais e de acessos para hemodiálise e biópsias renais.

A Pró Renal e a Nefrologia Intervencionista

O Centro Intervencionista da Pró Renal Brasil foi o primeiro centro brasileiro dedicado exclusivamente à realização de procedimentos cirúrgicos relacionados ao cuidado integrado do paciente renal crônico. Dispomos de assistência e educação nas áreas de acesso vascular para hemodiálise, biópsia renal e óssea  e diálise peritoneal.

A Pró-Renal Brasil foi criada em 1984 por iniciativa do Dr. Miguel Carlos Riella. É uma entidade filantrópica que tem como principal objetivo dar assistência aos pacientes renais crônicos, atuando em Clínicas e Hospitais conveniados. Os recursos financeiros são obtidos através de campanhas na comunidade, empresas, instituições, eventos, entre outros. Estes recursos são destinados para manter a estrutura da Fundação em trabalhos assistenciais, tratamentos clínicos e projetos de prevenção.

O Início

Em 2006 o grupo de Nefrologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, liderado pelo Dr. Miguel Carlos Riella, começou a realizar os implantes de catéteres peritoneais dos pacientes incidentes em diálise, trazendo para o Brasil o conceito de Nefrologia Intervencionista, na época já consolidado nos EUA. Esse treinamento tornou a nefrologia mais independente no manejo de seus pacientes.

O Centro Intervencionista

Em 2009 o Dr. Miguel Carlos Riella inaugurou o Centro Intervencionista na Fundação Pró Renal, que centralizou os implantes de catéteres peritoneais pelo nefrologista e a confecção de fístulas artériovenosas por cirurgiões vasculares. Este modelo ambulatorial de procedimento, centrado no cuidado integrado, reduziu as filas e agilizou o atendimento dos pacientes renais crônicos.

Procedimentos Endovasculares

Em 2013 a Pró Renal adquiriu o Arco em C que possibilitou o implante de cateteres tunelizados de hemodiálise em ambiente ambulatorial. Em 2014, com apoio da Sociedade Internacional de Nefrologia e Boston Scientific, recebemos o Dr. Donald Schon (EUA) que treinou nossos nefrologistas em procedimentos endovasculares (angiografias e angioplastias) em acessos para hemodiálise. Assim completamos a atenção aos acessos vasculares, com equipe de cirurgiões vasculares dedicada e tratamento endovascular das complicações.

Presente

Hoje a Nefrologia Intervencionista da Pró Renal tem uma das maiores casuíticas do mundo em implante de cateteres peritoneais por nefrologistas. Realizamos diariamente em nosso Centro Intervencionista implantes de cateteres tunelizados, confecções de fístulas arteriovenosas e tratamento endovascular de suas complicações, biópsias e ecografias renais e ultrassonografia com Doppler de acessos para hemodiálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *